Chuvas danificam 3.920 casas e afetam 13.029 pessoas no Paraná

20/09/2019
As fortes chuvas que atingiram a metade Leste do Paraná nesta quarta e quinta-feira afetaram 13 mil e 29 pessoas e danificaram 3 mil e 920 residências, de acordo o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às três horas da tarde da última quinta-feira. As chuvas, granizos e vendavais afetaram 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado. Permanecem desalojadas 133 pessoas e oito estão desabrigadas. Uma ficou ferida no município de Fernandes Pinheiro. A cidade mais atingida foi Carambeí, nos Campos Gerais, onde mil e 500 casas foram danificadas, afetando 4 mil e 500 pessoas e deixando oito desabrigadas. Em São José dos Pinhais foram 500 casas danificadas e 2 mil pessoas afetadas. Em Curitiba, a tempestade com granizo danificou 300 residências e afetou mil e 200 pessoas. Contenda contabiliza 400 casas e 2 mil e 60 pessoas afetadas. As chuvas que começaram na última quarta-feira causaram desligamentos de energia principalmente nas regiões Leste e Centro-Sul do Estado. O município mais afetado foi Irati. Na quarta-feira, por volta das quatro e cinquenta da tarde, 17 mil das quase 24 mil unidades consumidoras da cidade ficaram sem energia. Curitiba registrou 50 mil unidades consumidoras sem luz no início da noite de quarta-feira. Em todo o Paraná cerca de 305 mil unidades foram afetadas alternadamente desde as quatro da tarde de quarta. De acordo com o Sistema Metereológico do Paraná, Simepar, choveu 34 milímetros na quarta-feira, com rajadas de vento perto dos 65 km/h na região de Curitiba. Volume que se concentrou por volta das seis horas da tarde, com precipitações de 21 milímetros em 15 minutos. Tradicionalmente, o mês de setembro é chuvoso, com média de 130 milímetros de chuva. (Repórter: Amanda Laynes)