Chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul

01/05/2024
Atendendo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Estado enviou nesta quarta-feira uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná para auxiliar o Rio Grande do Sul em meio à calamidade causada pelas chuvas. Seguiram para o Estado gaúcho 32 bombeiros militares, nove viaturas e quatro embarcações. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, o BPMOA, também será deslocado, conforme explicou o comandante do GOST, Grupo de Operações de Socorro Tático, major Ícaro Gabriel Greinert, responsável pela força-tarefa. // SONORA MAJOR ÍCARO GABRIEL GREINERT //

As seis viaturas de Curitiba, duas da região de Maringá e Londrina e uma de Cascavel seguem, em princípio, para Porto Alegre, onde será definida a área de atuação do grupo paranaense. Atualmente, mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul estão sofrendo com os alagamentos. Até o início da noite desta quarta-feira, eram contabilizados 10 mortes e 21 desaparecidos em todo o estado gaúcho, além de milhares de pessoas que tiveram que deixar suas casas. No ano passado, entre setembro e outubro, o Paraná também prestou apoio aos gaúchos na chamada Operação Vale do Taquari, o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul. A diferença é que no ano passado a equipe foi mobilizada quatro dias depois do ocorrido e o rio já estava bem baixo, mas hoje rios ainda estão cheios, está chovendo e a água está subindo. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem 120 bombeiros e bombeiras militares que podem ser mobilizados em caso de grandes desastres, dentro e fora das divisas do Estado. (Repórter: Nathália Gonçalves)