Chegada e saída de cargas por ferrovia crescem no Porto de Paranaguá

13/07/2021
A quantidade de vagões e o volume de cargas movimentadas por ferrovia com origem ou destino ao Porto de Paranaguá aumentaram no primeiro semestre. Neste ano, 98.989 vagões passaram pelo terminal paranaense e transportaram cerca de 5 milhões e 500 mil toneladas. Em 2020, no mesmo período, foram 8.565 vagões a menos e 4 milhões e 900 mil toneladas movimentadas. De janeiro a junho de 2021, 18,9% das cargas chegaram ou saíram dos terminais em vagões. No ano passado, esse porcentual era de 14,7%.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse que há projetos para aumentar este tipo de transporte, que é essencial para que a relação porto e cidade seja mais harmoniosa. Ele destacou também a importância do projeto da Nova Ferroeste, que vai dar impulso ao transporte ferroviário de cargas desde o Interior até o Litoral.
O produto que tem a maior participação do modal para descarregar no Porto de Paranaguá é o açúcar a granel, com 74%.
Em quantidade, destaque para a soja. Em grãos, foram mais de 2 milhões e 200 mil toneladas descarregadas de vagões, o equivalente a 29% do total movimentado pelo Porto de Paranaguá, no primeiro semestre.
De farelo de soja, em 2021, 564.169 toneladas chegaram pelos trilhos no primeiro semestre, representando 21%.
Na importação, a utilização da ferrovia para o transporte de fertilizantes rumo ao Interior também apresentou alta.
O transporte de líquidos e carga geral pelos trilhos cresceu principalmente entre os derivados de petróleo, celulose e nos contêineres.
Em 2020, de janeiro a junho, não houve nenhum volume de derivados de petróleo chegando ou saindo do Porto de Paranaguá em vagões. Este ano, porém, 4% da carga usou o modal ferroviário.
De biodiesel, também não teve movimento em vagões no primeiro semestre do ano passado. Neste ano foram 141 vagões, com 6.702 toneladas do produto transportado pelos trilhos.
Nos primeiros seis meses deste ano, 9% do total de cargas que chegaram ou saíram em contêineres utilizaram a ferrovia.
Apesar do maior volume ainda ser entre as cargas transportadas em caminhões, a participação do modal rodoviário teve queda na comparação entre o primeiro semestre de 2020 e 2021. No ano passado, 83,9% do total movimentado foi pelas rodovias. Neste ano, 78,8%.
O percentual restante, 2,3% é de carga movimentada pelo oleoduto. Neste ano, 658.593 toneladas. Em 2020, no primeiro semestre, a participação desta alternativa de transporte para as cargas líquidas era de 1,4%.(Repórter: Flávio Rehme)