Chamada para empresas se instalarem no Parque Tecnológico de Maringá vai até 31 de julho

03/06/2019
Empresas interessadas em se instalar no Parque Tecnológico de Maringá podem apresentar propostas até o dia 31 de julho. O empreendimento é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado, por meio do Tecpar, Instituto Tecnológico do Paraná, para fortalecer a capacidade industrial e tecnológica da região de Maringá, especialmente na área da saúde. O edital completo está disponível no site www.tecpar.br. O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, explicou que são bem-vindas a se instalarem empresas de espectro tecnológico, da indústria, comércio e serviços, que queiram desenvolver inovações e tecnologias, tendo o Governo do Estado como um parceiro apoiador.// SONORA FABIO CAMMAROTA.//

Além disso, segundo Cammarota, o parque estimula a transferência de tecnologia para o Estado, já que uma das exigências para uma empresa se instalar é desenvolver pesquisas e novos produtos em parceria com o Tecpar. Ele explicou que o instituto tem a responsabilidade, também, de pensar na saúde humana e animal, em como avançar nas pesquisas científicas e apoiar a modernização do Paraná.// SONORA FABIO CAMMAROTA.//

O chamamento público é o primeiro passo do processo para a instalação das empresas no Parque Tecnológico do Tecpar, campus Maringá. É uma etapa de pré-qualificação, da qual podem se candidatar pessoas jurídicas de base tecnológica, nacionais ou estrangeiras, isoladamente ou em consórcio. As propostas de pré-qualificação passam por avaliação técnica, jurídica e financeira, e verificação dos itens exigidos no edital. A divulgação dos resultados está prevista para 6 de agosto. Em seguida, será aberta a concorrência pública, voltada para as empresas aprovadas na pré-qualificação. Os contratos serão firmados somente com as empresas aprovadas em todas as etapas. Este local vai oferecer infraestrutura compartilhada e de serviços, com o objetivo de contribuir para um ambiente adequado à execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O lançamento do parque tecnológico foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a Expoingá, em maio. A iniciativa atende a mobilização da sociedade civil regional, liderada pela Prefeitura de Maringá e pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá. A partir deste empreendimento, o Tecpar, por meio do Governo do Estado e do Governo Federal, estima investir 80 milhões de reais em soluções que vão atender a saúde pública brasileira, em especial para o tratamento de alto custo para o país. (Repórter: Wyllian Soppa)