Cerca de 25% das obras da Rodovia dos Minérios já foram executadas

10/06/2021
Trafegar pela PR-092, a Rodovia dos Minérios, é sempre um desafio para o motorista Cléverson Bandeira, que há 12 anos transporta sucata de Almirante Tamandaré a estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os congestionamentos, principalmente nos horários de maior movimento, tiram a paciência de Cléverson e dos outros motoristas e moradores que dependem da rodovia para circular.// SONORA CLÉVERSON BANDEIRA.// A melhoria que o motorista se refere é obra de duplicação feita pelo Governo do Estado, que ultrapassou a marca de 25% de execução. Com tráfego intenso, principalmente de veículos pesados, a estrada é a principal via de ligação de Curitiba a Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e às cidades da região do Vale do Ribeira. Já faz algumas décadas que as pistas simples não suportam mais o trânsito, formado principalmente por caminhões que transportam minérios e seus derivados. Iniciado em outubro de 2019, o projeto do Governo busca mudar essa realidade, com a duplicação de um primeiro trecho, de 4 quilômetros e 700 metros, entre Curitiba e Almirante Tamandaré. Com um quarto da obra concluída e a previsão que ela seja entregue no primeiro trimestre do ano que vem, já é possível vislumbrar o trânsito fluindo no trecho mais movimentado da rodovia. Mauro Ribeiro, morador do Parque São Jorge, em Almirante Tamandaré, acredita que vai ficar mais fácil para quem circula de carro e ônibus.// SONORA MAURO RIBEIRO.// O Governo do Estado está investindo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, 90 milhões e 600 mil reais para construir as novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, essa rodovia tinha caído no esquecimento, há 30 anos a população aguardava por essa duplicação.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR.// As obras de arte especiais, como pontes e viadutos, foram iniciadas antes da duplicação em si, assim como as obras nas vias marginais, que vão incorporar o tráfego da rodovia quando ela estiver sendo duplicada. O projeto prevê a construção de cinco pontes e dois viadutos, cada um deles com estruturas independentes, uma para cada sentido da via. Na prática, serão executados 10 pontes e quatro viadutos. Até agora, quatro pontes e quatro obras de contenção foram concluídas. Também foram instalados mil metros de bueiros tubulares de concreto, além da execução de mais de 2 mil e 500 metros de valetas e sarjetas de drenagem. Atualmente, estão sendo construídas outras três pontes e outros serviços são executados: a escavação para a nova pista do lado esquerdo e a marginal esquerda, próximo à região do mercado Harger, e a escavação na variante de traçado da rodovia, além das obras de drenagem e contenção. O diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, destacou que obras em perímetro urbano podem ser complexas.// SONORA FERNANDO FURIATTI.// No segundo semestre devem ser iniciadas a construção de outras três pontes. Também serão executadas novas obras de contenção e de drenagem, com a construção de um bueiro triplo de concreto na região do Recanto Marista, em Almirante Tamandaré, além da construção de quatro viadutos. Serão concluídas, ainda, a pista duplicada em concreto, as marginais do lado direito e em ambos os lados depois do Parque Anybal Khury. Também serão instaladas as sinalizações vertical e horizontal, projetos de paisagismo, iluminação em todo o trecho e implantação de calçada e ciclovia. (Repórter: Sérgio Aguiar)