Capacitações reúnem em Foz do Iguaçu 800 professores e técnicos pedagógicos

11/04/2024
Mais de 800 professores e técnicos pedagógicos da rede estadual de ensino participam nesta semana, em Foz do Iguaçu, de dois eventos de capacitação promovidos pela Secretaria estadual da Educação. Um deles voltado aos profissionais que atuam na educação profissional e o outro a técnicos de todas as regionais de educação do Paraná. O maior número de participantes é do Primeiro Encontro de Coordenadores de Curso da Educação Profissional, com 500 pessoas. Elas têm acesso a oficinas de empregabilidade, observação de sala de aula e técnicas pedagógicas de liderança. Em 2018, os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertavam pouco mais de 14 mil vagas. Em 2024, o número saltou para 50 mil vagas, aumento de 347%. Da mesma forma, a oferta de vagas nas áreas de Tecnologia da Informação também foi ampliada com aumento de 615% em seis anos. Outro fator que impulsionou a ampliação das vagas da Educação Profissional da rede estadual de ensino foi a demanda do setor produtivo por maior capacitação dos estudantes. Já a Formação de Embaixadores 2024 é direcionada aos técnicos pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná que atuam na implementação e no desenvolvimento dos programas que utilizam recursos educacionais digitais ofertados pela secretaria para conteúdos como inglês, matemática e o Leia Paraná, que busca fomentar o gosto pela leitura. Outro foco é a Redação Paraná, plataforma de produção textual que trabalha de forma integrada com o professor. A inteligência artificial corrige a estrutura da língua e o professor a parte discursiva e subjetiva da redação. Há, ainda, a Programação Paraná, que busca a formação dos estudantes nas áreas de tecnologia e inovação, e o Desafio Paraná, plataforma para lições de casa, utilizada por todos os estudantes e professores da rede estadual de ensino. Os 300 participantes têm oficinas com temáticas diversificadas, como Gestão de Pessoas e Processos, Trabalho Pedagógico com o Currículo Paranaense e Recursos Educacionais Digitais, além das específicas orientadas para cada programa. (Repórter: Felippe Salles)