Capacitação dos Colégios Cívico-Militares do Paraná reúne diretores e professores

15/05/2024
Cerca de 1.100 diretores e monitores militares que atuam nos 312 Colégios Cívico-Militares do Paraná participam nesta semana do Seminário Diretores e Monitores CCM, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em Foz do Iguaçu. O encontro tem como objetivo aprofundar conhecimentos e alinhar práticas pedagógicas por meio de oficinas, palestras e troca de experiências. O evento teve início nesta segunda-feira e termina na sexta-feira. Azemir Müller, diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques, no município de Turvo, no Centro-Sul do Paraná, está entre os participantes do primeiro grupo. O docente considera o Seminário um suporte ao trabalho desenvolvido na instituição. // SONORA AZEMIR MÜLLER //

Do mesmo grupo de Azemir participam diretores e monitores de colégios de outros 21 Núcleos Regionais de Educação, incluindo o de Guarapuava, ao qual pertence o município de Turvo. A formação tem característica participativa, com momentos de reflexão, discussão e troca de experiências entre os participantes, com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta dos profissionais envolvidos na gestão dos Colégios Cívico-Militares.  Entre os focos da programação está a abordagem da perspectiva integral do estudante enquanto cidadão em formação. Entre esta quarta e sexta-feira, o mesmo conteúdo é repassado aos integrantes do grupo 2, formado por 11 Núcleos Regionais. A educação cívico-militar combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares inativos da reserva na administração e na rotina escolar. As escolas desse modelo foram instituídas no Paraná em 2020. Desde janeiro, o Estado passou a contar com 312 escolas na modalidade. Destas, 106 aderiram ao modelo a partir de consultas públicas feitas com a comunidade entre novembro e dezembro passado. (Repórter: Gustavo Vaz)