Capacidade de movimentação de granéis vai crescer 140% em Paranaguá

27/11/2019
O Porto de Paranaguá deu início à montagem dos equipamentos que vão operar no novo berço 201. O futuro Corredor de Exportação Oeste vai interligar cinco terminais de granéis e movimentar seis milhões de toneladas de grãos por ano, aumento de 140% na capacidade atual. A empresa pública Portos do Paraná investe cerca de 210 milhões de reais em obras e estruturas de carregamento, como correias transportadoras e os shiploaders, equipamentos que despejam os grãos nos porões das embarcações. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, cada novo equipamento vai carregar duas mil toneladas de produtos, por hora. O objetivo é que o Corredor Oeste ajude a desafogar o Corredor Leste, antes mesmo da modernização projetada. A montagem dos shiploaders estará completa em até 120 dias e depois os equipamentos serão testados. O diretor de Engenharia e Manutenção, Rogério Barzellay, explicou que a previsão é que o berço 201 comece a operar já no próximo semestre.// SONORA ROGÉRIO BARZELLAY.//

SONORA ROGÉRIO 01

A ampliação do cais vai permitir que o Porto de Paranaguá receba navios maiores e que comportam até 80 mil toneladas de carga bruta. Existe ainda a possibilidade de aprofundar a navegação dos atuais 12 metros e meio para 13,7 metros. A entrega da obra acaba com uma espera de quase 30 anos. O primeiro projeto para a modernização do setor data de 1990. De acordo com o chefe da Divisão de Operações, Maurício do Carmo, os dois novos shiploaders do Corredor Oeste serão interligados a três terminais, sendo dois deles novos empreendimentos. Durante as obras, o berço 201 seguiu em operação, mas com algumas restrições e cuidados. Entre janeiro e outubro, cerca de um milhão e 70 mil toneladas de granéis de exportação foram movimentadas pelo berço, localizado no extremo oeste do cais do Porto de Paranaguá. Em 35 atracações, os principais produtos embarcados foram soja, milho, farelo de soja e açúcar. (Repórter: Wyllian Soppa)