Campanha do Governo do Estado conscientiza sobre a compra de coelhos vivos na Páscoa

09/04/2019
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo lançou nessa terça-feira a campanha Páscoa Alternativa. O objetivo é conscientizar as pessoas a encontrarem outras opções à compra de coelhos como animais de estimação, o que é comum nessa época. Essa iniciativa se deve ao fato de que todos os anos, após a Páscoa, muitos coelhos são encontrados abandonados em lixeiras, parques e praças, e acabam morrendo de frio, de fome, atropelados, ou atacados por cães. Isso acontece porque nem sempre quem ganha um coelho está disposto a arcar com os cuidados que o animal necessita, e eles encontram dificuldades para sobreviver nas cidades sem cuidados humanos. Uma recomendação a quem quer fugir dos tradicionais ovos de Páscoa, por exemplo, é presentear com coelhos de pelúcia ou de chocolate. Além de trazerem a mesma representatividade, essa atitude evita futuros abandonos. Para evitar a compra antecipada desses animais, a secretaria pede a ajuda da população na divulgação da campanha, compartilhando o post da página facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo. A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais instituiu o Abril Laranja, dedicado à prevenção aos maus-tratos contra os animais. Em Curitiba, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, da prefeitura. Nas demais regiões do Estado a população deve buscar o canal no próprio município, geralmente as secretarias do Meio Ambiente ou a prefeitura. (Repórter: Wyllian Soppa)