Campanha Paraná Rosa mobiliza mais de 40 mil pessoas

01/11/2019
Os municípios de Guaratuba e Matinhos, no Litoral do Paraná, e Altônia e Terra Roxa, no Noroeste, foram os últimos a receber a caravana Paraná Rosa. Ela passou por 43 municípios para promover a prevenção, a conscientização e a atenção à saúde da mulher. O projeto percorreu cerca de 10 mil quilômetros no Paraná. Aproximadamente 40 mil pessoas foram mobilizadas e passaram pelos locais dos eventos. O Paraná Rosa fez 1.241 coletas de exames de colo de útero, 1.136 agendamentos de mamografia, 7.076 testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, 671 testes de glicemia, 1083 aferições de pressão arterial e 190 vacinas. A população pôde, ainda, participar de ações como maquiagem, corte de cabelo, palestras de profissionais da área de saúde, orientações nutricionais e atividades físicas. Em Guaratuba, o evento começou com uma caminhada que saiu da praia até o local do evento, na praça central. O prefeito da cidade, Roberto Justus, ressaltou a importância de Estado e município trabalharem juntos em prol da população.// SONORA ROBERTO JUSTUS//Em Matinhos, o espaço selecionado foi a Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos. Para o secretário municipal de saúde, Claudir Lourenço, a escolha do local foi para a política pública chegar onde a comunidade está.// SONORA CLAUDIR LOURENÇO//Como madrinha do projeto, a primeira dama Luciana Saito Massa esteve em grande parte dos eventos e falou sobre o trabalho conjunto com os municípios.// SONORA LUCIANA SAITO MASSA//O exame para a prevenção do câncer de mama é de fácil acesso e está disponível o ano todo pelo SUS. A mamografia deve ser feita a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora dessa faixa etária, o exame é recomendado para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha. Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja feito em todas as mulheres que já começaram a vida sexual. Segundo a Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da secretaria estadual, Maria Goretti David Lopes, o Paraná Rosa foi uma inovação no atendimento regionalizado.// SONORA MARIA GORETTI DAVID LOPES//Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, no ano passado o Brasil registrou 59 mil e 700 novos casos de câncer de mama. O Paraná teve 3.730 casos no ano passado. Até junho deste ano, o Estado fez 144 mil e 409 mamografias e 295 mil e 676 exames preventivos de colo de útero. Para oferecer os testes, o Estado conta com 179 mamógrafos distribuídos nas 22 Regionais de Saúde. (Repórter: Priscila Paganotto)