Caminhadas na Natureza já injetaram R$ 1,2 milhão nas economias locais em 2023

30/10/2023
O projeto Caminhadas na Natureza, coordenado pelo IDR-Paraná e executado em parceria com as prefeituras, injetou, de janeiro a outubro de 2023, um milhão e 200 mil reais na economia dos municípios, fomentando a geração de renda para a agricultura familiar e o desenvolvimento do turismo rural. Já aconteceram 81 caminhadas que reuniram 56 mil pessoas, sendo que outros 59 circuitos estão previstos até dezembro. O IDR-Paraná, junto a Secretaria estadual do Turismo e gestores municipais de turismo e agricultura, elaboraram um regulamento com a metodologia que deve ser aplicada por todos os circuitos cadastrados. O documento deve ser aprovado em âmbito estadual no 5° Encontro de Organizadores de Caminhadas na Natureza do Paraná que acontece em março de 2024, em Maringá. Isso dará maior agilidade e dinamismo à execução do projeto, além de garantir o envolvimento das famílias de agricultores e a aplicação da política pública estadual por meio da assistência técnica. E para aprimorar a promoção dos eventos no Estado, está sendo aplicada uma pesquisa de satisfação junto aos caminhantes e ciclistas que participam dos circuitos cadastrados. O levantamento busca identificar a percepção dos visitantes com relação aos produtos e serviços ofertados durante as caminhadas e cicloturismo. Outro aspecto avaliado é se a agricultura familiar é percebida durante o trajeto nos circuitos existentes. As Caminhadas na Natureza não têm custo de inscrição, portanto, a renda para os agricultores envolvidos depende exclusivamente da venda de produtos e serviços. A pesquisa em andamento mostrou que aproximadamente 65% dos caminhantes consomem algum produto durante a caminhada, mas o gasto médio, por pessoa, é de pouco mais de 21 reais, com potencial para aumentar. Os organizadores estão de olho no perfil dos caminhantes. Dados do Ecobooking Sistema de Gestão do Turismo, onde está inserido o calendário das caminhadas na natureza do Paraná e em que é feita a inscrição online, revelam que as mulheres dominam os percursos, com 63% neste ano. Em termos de escolaridade, 34% têm nível de ensino superior. Já a faixa etária que mais realiza as caminhadas é entre 41 e 50 anos, com 24,8%. Todos os detalhes você confere em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)