Cães e bombeiros do Paraná embarcam para o RS para ajudar em buscas por vítimas

19/05/2024
O Governo do Paraná segue prestando o apoio ao Rio Grande do Sul com o envio de equipes e mantimentos para atender as vítimas das chuvas que atingiram a região. Neste domingo, uma equipe do Corpo de Bombeiros composta por três bombeiros e dois cães embarcou com destino à região serrana do Vale do Taquari, onde foram registrados deslizamentos de terra. Os binômios, como são chamadas as duplas compostas pelo cão e pelo bombeiro, vão trabalhar na busca por pessoas desaparecidas em algumas das áreas mais afetadas pelas chuvas. O comandante do Canil Central do Corpo de Bombeiros, tenente Daniel Kaneko Leal, explica sobre o funcionamento da operação. // SONORA DANIEL KANEKO //

Eva e Skull, os dois cães enviados, são treinados desde filhotes para fazer este tipo de busca. Os dois também contam com as certificações necessárias para atuar em desastres com deslizamentos de terra. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem seis animais treinados e certificados para este tipo de ocorrência. A previsão é que a equipe fique no Rio Grande do Sul por cerca de uma semana. O mesmo avião da Casa Militar que levou os bombeiros também estava carregado com três kits de nutrição parenteral, uma espécie de alimentação em soro para pessoas internadas. O Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas com o envio de forças de segurança, equipamentos e alimentos. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, 463 municípios gaúchos tiveram estragos registrados decorrentes das chuvas. Segundo o boletim divulgado pelo governo gaúcho neste domingo, 76.955 pessoas estão em abrigos e 540.633 estão desalojadas. Ao todo, 155 pessoas morreram, 89 estão desaparecidas e 806 se feriram. (Repórter: Victor Luís)