CGE apresenta iniciativas a prefeituras para expandir cultura da gestão pública eficiente

21/03/2024
A estrutura do Governo do Paraná para o combate à corrupção e a condutas inadequadas no serviço público pode ser replicada pelos municípios, com apoio da Controladoria-Geral do Estado. A proposta de parceria foi apresentada pela controladora-geral, Luciana Silva Azevedo, no Encontro de Municípios Paranaenses, Emupar, nesta quinta-feira. // SONORA LUCIANA SILVA //

Com objetivo de tirar dúvidas e orientar a implantação de controladorias municipais foi criado o Controla Paraná, que já teve adesão de 185 das 399 prefeituras do Paraná. O modelo divulgado no fórum reúne as atividades de ouvidoria, transparência e controle social, controle interno, auditoria, compliance e corregedoria. Na avaliação da controladora-geral, essa configuração engloba procedimentos complementares no enfrentamento de condutas inadequadas ou ilícitas por parte de servidores e gestores. O Controla Paraná oferece um ambiente transparente e democrático de troca de conhecimentos e melhores práticas entre os órgãos de controle interno dos municípios para o fortalecimento dos sistemas de controle. A criação desse fórum foi provocada pela CGE para unir as prefeituras na busca por um Estado mais íntegro e combativo contra a corrupção. Conduzido em parceria com a Coordenadoria de Ouvidoria, o Programa CGE Itinerante foi premiado com o 2º lugar, no VI Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias - “Fomento à participação e ao controle social pelas populações em situação de vulnerabilidade”. Também recebeu o 3º lugar, no Prêmio Marco Maciel, da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Com o tema “Fortalecendo a Gestão Pública para o Futuro”, o Emupar é o maior evento municipalista do Sul do Brasil e, além dos gestores dos 399 municípios paranaenses, conta também com a participação de outros 16 estados e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. (Repórter: Victor Luís)