CGE Itinerante supera meta mesmo com restrições impostas pela pandemia

08/06/2021
Servidores da CGE, Controladoria-Geral do Estado estiveram em 107 municípios e entrevistaram 2.517 usuários de serviços da administração estadual. Esse resultado superou a meta do programa CGE Itinerante, visitar 100 municípios, até o fim deste ano. No Plano Plurianual estão estipulados 200 municípios a serem visitados até fim de 2022.
As ações conferem a execução do serviço e o grau de satisfação de quem depende do poder público estadual, além de divulgar como a população pode falar com o Governo do Estado. Os canais disponíveis são internet, telefone 0800 e whatsapp, além do endereço fixo para correspondência.
Desde o início da pandemia, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior determinou à CGE o acompanhamento do enfrentamento à Covid-19. Além de auditorias preventivas e outras ações, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destacou a equipe do CGE Itinerante para verificar a execução e transparência dos serviços diretamente com a população. //SONORA RAUL SIQUEIRA//
No mês passado, foram visitadas 15 cidades da região de Londrina e entrevistadas 296 pessoas, respeitando as medidas de segurança de cada município. A equipe do CGE Itinerante verifica o recebimento das doses de vacina pelas secretarias municipais e a distribuição do kit Merenda Escolar. A viagem também propiciou a pesquisa no recebimento de medicações especiais, entregue pela Farmácia do Paraná.
Cristiano Pereira participa do CGE Itinerante, pela Coordenadoria de Transparência e Controle Social, e faz o trabalho em conjunto com a Coordenadoria de Ouvidoria, ele destacou que muitas pessoas ainda desconhecem os canais de comunicação com o Governo do Estado, disponíveis pela Ouvidoria. //SONORA CRISTIANO PEREIRA//
Por esse motivo, em todas as visitas, que começaram em 2019, são informados esses canais de comunicação e a oportunidade que o cidadão possui para reclamar, opinar, sugerir e fazer críticas sobre os serviços executados pelo Estado. A pesquisa de satisfação feita pelo CGE Itinerante também está prescrita pela lei federal, que determina verificações periódicas de satisfação dos usuários de serviços públicos.
Essa obrigação legal levou a CGE Itinerante a conferir o atendimento em 182 locais, como delegacias, unidades da Farmácia do Paraná e distribuição do cartão Comida Boa. As visitas são agendadas conforme a procura pela população e algumas têm como ponto de partida reclamações que chegam à Ouvidoria-Geral.
Para fazer contato com a Ouvidoria-Geral do Estado, pode ser via telefone 0800 041 1113 e WhatsApp 41 3883-4014 ou ainda pela internet nos ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado. (Repórter: Flávio Rehme)