CGE Itinerante mede satisfação com serviços estaduais em 161 municípios

15/10/2021
A CGE, Controladoria-Geral do Estado, já esteve em 161 municípios com o programa CGE Itinerante, que completa dois anos neste mês. O objetivo é acompanhar atendimentos presenciais do Estado e ouvir dos usuários a opinião sobre o serviço. O CGE Itinerante entrevistou, nesses dois anos, 4.164 pessoas em 316 locais de prestação de serviço presencial. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destacou que o programa foi criado para divulgar o que a CGE pode fazer pelo cidadão. Na área de segurança foram 31 visitas ao Instituto de Identificação do Paraná e a Delegacias de Polícia, resultando em 625 entrevistas. Na Secretaria de Estado da Saúde foram 1.188 entrevistados, 389 entre as pessoas que retiram medicamentos pelo Farmácia do Paraná e 799 entre as que usam serviços especializados. Com relação às ações de enfrentamento da Covid-19, receberam atenção a entrega do Cartão Comida Boa, criado para amenizar os efeitos do desemprego causado pela pandemia, e do Kit Merenda Escolar. As duas pesquisas reuniram a maior parte das entrevistas, com 1.494. Também foram entrevistados responsáveis pela recepção da vacina contra Covid-19 entregues pelo Governo do Estado. O CGE Itinerante visitou 119 secretarias municipais da Saúde. Cristiano Pereira, que integra a equipe do programa ressaltou que foram questionados eventuais problemas de responsabilidade municipal. Outras ações avaliaram o grau de satisfação com o Detran, em Curitiba, com o serviço de travessia da Baía de Guaratuba, no litoral, e com a retomada das aulas. Os relatórios derivados das visitas são enviados aos órgãos gestores dos serviços avaliados para ajudá-los a melhorar o atendimento. Esse resultado pôde ser visto em relação ao ferry-boat de Guaratuba. Os servidores do CGE Itinerante, em visitas não divulgadas, constataram a demora excessiva na travessia, fornecendo elementos para que fosse cobrado o cumprimento do prazo estabelecido em contrato. O diretor de Auditoria, Controle e Gestão, Gil Souza, frisou que o CGE Itinerante leva o serviço de ouvidoria ativa aos mais interessados em melhorar o serviço público. O programa envolve duas coordenadorias, a de Ouvidoria e a de Transparência e Controle Social. A meta é visitar 200 cidades até o fim de 2023. Porém, esse número deve ser alcançado ainda este ano. (Repórter: Gustavo Vaz)