Bombeiras militares do Paraná ganham mais espaço e assumem todo tipo de missão

13/03/2024
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem 278 mulheres no efetivo, o que representa 8,5% dos 3.265 profissionais em atividade. A presença feminina ainda é relativamente recente na Corporação, uma vez que só começou em 2005, mas vem sendo ampliada gradativamente. A lembrança às mulheres que combatem a incêndios, resgatam vítimas ou prestam assistência em situações de emergência é um dos destaques do Mês da Mulher no Estado. Elas já exercem diversas funções diferentes dentro da estrutura institucional, participando tanto do planejamento quanto da área operacional. Entre os cadetes do curso de formação, 17 dos 52 alunos são mulheres, 33% do total. Entre os oficiais, dos 309 integrantes desse grupo de profissionais, 48 são do sexo feminino, ou seja, 15,5%. A graduação mais alta já atingida por elas é a de major, que só fica abaixo de tenente-coronel e coronel. Duas mulheres conseguiram chegar a esse patamar. A major Geovana Angeli Messias é a mais antiga na Corporação. Ela entrou em 2005, sendo uma das pioneiras. Como desbravadora, foi a primeira a participar de um Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares, a primeira a receber o status de capitã e a primeira a comandar uma unidade operacional. Responde atualmente pelo 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, que tem um efetivo de 56 integrantes. No último concurso, por exemplo, 47 mulheres foram aprovadas e se formaram, o que já representou 11% dos 419 novos integrantes. A parte operacional do Corpo de Bombeiros também conta com a força feminina. Dos 2.883 praças no efetivo operacional, 209 são mulheres, ou seja, pouco mais de 7%. (Repórter: Gustavo Vaz)