Bolsistas reforçam combate ao coronavírus em unidade prisional do Paraná

15/07/2020
Um grupo de bolsistas contratados pelo Governo do Estado reforça as ações de monitoramento da Covid-19 no Complexo Médico Penal, em Curitiba. A unidade do Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, conta com o auxílio de 18 bolsistas, sendo nove enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. Eles realizam os cuidados básicos, medicação e suporte necessário no sistema. A ação tem amparo no Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, instituído no mês de março. O programa é uma parceria firmada entre Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a pandemia acabou evidenciando ainda mais a importância das universidades perante a sociedade.
As atividades do programa envolvem professores e estudantes dos anos finais de cursos da área da saúde das sete universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná, além de profissionais recém-formados. Segundo o diretor clínico do Complexo Médico Penal, Francisco Pereira dos Santos, a ação dos bolsistas fortalece o monitoramento de pacientes com sintomas relacionados ao coronavírus.// SONORA FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS.//
Os bolsistas também fornecem orientações para que a população carcerária possa agir com tranquilidade e segurança, evitando a propagação da Covid-19, de acordo com a médica Ursula Guirro, professora da UFPR e coordenadora das atividades do programa no Depen.
O Programa de Apoio Institucional para Ações de Prevenção e Cuidados diante da Pandemia do Novo Coronavírus abriu 1.064 vagas para bolsistas e o investimento soma oito milhões de reais. Profissionais de saúde e estudantes de diferentes cursos da área que atuam no programa foram selecionados por meio de edital. Atualmente chega a 692 o número de bolsistas contratados. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)