Boletim semanal da dengue tem 12.637 novos casos e sete óbitos

27/02/2024
O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde registra 12.637 novos casos da doença e mais sete mortes, totalizando agora 23 neste período epidemiológico, iniciado em julho de 2023. O documento totaliza 58.567 diagnósticos confirmados no Paraná. É o maior número de casos em um boletim do atual período epidemiológico. As mortes ocorreram entre os dias 12 de janeiro e 14 de fevereiro, em seis municípios do Estado pertencentes às Regionais de Saúde de Paranaguá, Francisco Beltrão, Cascavel e Paranavaí. Duas mortes foram em Antonina; uma em Dois Vizinhos e uma em Paranavaí. Na 10ª Regional de Cascavel foram registradas três mortes, que residiam nos municípios de Capitão Leônidas Marques, Quedas do Iguaçu e Cascavel. Os dados acumulados desde 30 de julho totalizam 155.500 notificações de dengue, sendo 25.393 na última semana. Há ainda, 37.436 casos em investigação e os descartados somam 53.519. Em comparação ao boletim anterior, houve um aumento de 19,52% nas notificações e 27,51% de novos casos confirmados, o que reforça a importância do engajamento da população na luta contra o mosquito. As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados, sendo as maiores incidências na de Apucarana, com 13 mil casos, Cascavel, com 6.555, e Londrina, com 5.138. Dos 399 municípios do Estado, 352 possuem casos confirmados. O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, da zika e chikungunya. Durante este período epidemiológico não houve confirmação de casos de zika, com 71 notificações e nenhuma morte confirmada. O novo boletim confirmou ainda cinco novos casos de chikungunya e também sem mortes em decorrência da doença. Desde o início do período sazonal foram registradas 618 notificações e 68 casos. Representantes da Secretaria da Saúde, Defesa Civil, de outras secretarias estaduais e órgãos parceiros vão realizar nesta quarta-feira uma reunião do comitê intersetorial de controle da dengue. Devem ser discutidos a situação epidemiológica da dengue no Paraná e as ações no combate ao mosquito. Os municípios que já receberam a vacina na semana passada também já iniciaram a imunização do público-alvo. (Repórter: Felippe Salles)