Banco de Alimentos da Ceasa Paraná reaproveita quase 3 milhões de quilos de hortigranjeiros

19/08/2021
As Ceasas do Paraná fecharam o primeiro semestre de 2021 repassando quase 3 mil toneladas de produtos para 336 entidades dentro do programa Banco de Alimentos – Comida Boa. A iniciativa de abastecimento e segurança alimentar atua em parceria com os produtores e permissionários através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições de consumo. Nos primeiros seis meses do ano, o Comida Boa beneficiou 154 mil 607 pessoas.

O programa está presente nas cinco Ceasas do Paraná: em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Depois de selecionados e separados, os hortigranjeiros sem padrão de comercialização são repassados para entidades cadastradas junto ao programa, como creches, orfanatos, hospitais públicos, instituições assistenciais, entre outras.

O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, explica que o projeto foi desenvolvido para reduzir o desperdício de alimentos.// SONORA ÉDER EDUARDO BUBLITZ //.

Éder também destacou que além dos repasses de alimentos para instituições, outras atividades junto ao Banco de Alimentos também são realizadas, como a equipe que trabalha na Cozinha Industrial, desidratando os hortigranjeiros recebidos. Depois de processados, cozidos e refogados, esses produtos viram patês, mix de saladas, potes de sopas, entre outros itens que são embalados e refrigerados para serem destinados para as instituições e para as famílias cadastradas no programa.

Além de beneficiar as instituições e as famílias atendidas com os repasses de alimentos, o programa também oferece profissionalização às pessoas apenadas monitoradas com tornozeleira eletrônica, destaca Éder.// SONORA ÉDER EDUARDO BUBLITZ //.

Essas ações têm ainda a participação do IDR, Instituto de Desenvolvimento Rural, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, e da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Fetaep.

Mais informações sobre as ações da Ceasa Paraná no primeiro semestre de 2021 acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)