Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul é o maior repassador de recursos do BNDES na Região Sul do país

25/07/2019
O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, é o maior repassador de recursos do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, na Região Sul do país. No primeiro semestre deste ano, o banco gerenciado por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desembolsou 739 milhões e 300 mil reais com fundos da instituição nacional. O valor corresponde a mais de 5% de todas as operações indiretas do BNDES, quando o pedido de financiamento é intermediado por um agente financeiro. De acordo com o diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, o número é expressivo, já que atuando somente em três estados, o banco está na 6ª colocação no comparativo nacional. O diretor afirma, ainda, que o banco está mantendo e focando cada vez mais no centro da missão para a qual foi criado, que é financiar, com recursos de longo prazo projetos produtivos com destaque para as áreas de turismo, inovação, agronegócio e pequenas empresas.// SONORA WILSON BLEY LIPSKI//Uma das metas estratégicas do banco é diversificar as fontes de recursos disponíveis. Em 2017, 93% dos financiamentos foram feitos com fundos do BNDES. Neste ano, este número caiu para 70%. As contratações com recursos do FGTS e a Finep foram ampliadas e, pela primeira vez na história, a instituição tem recursos de fontes internacionais à disposição. Foram captados 50 milhões de reais da Agência Francesa de Desenvolvimento e 80 milhões de reais do Banco Europeu de Investimento. O BRDE também tem atuação de destaque no Fundo Geral de Turismo, onde é responsável por cerca de 50% das operações, e opera também o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, destinado ao fortalecimento do setor do café na Região Sul. (Repórter: Priscila Paganotto)