BRDE já aplicou R$ 20 milhões em projetos internos de inovação com a Lei do Bem

29/11/2023
O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, destinou aproximadamente 20 milhões de reais em investimentos em projetos, pesquisas, programas e incrementos da área de inovação, nas suas agências nos três estados do Sul, por meio do benefício da Lei do Bem. O balanço se refere ao período de 2021 até o primeiro semestre deste ano. A Lei do Bem busca estimular a inovação, a competitividade e aumentar a produtividade de empresas ao oferecer incentivos fiscais para aquelas que investem em pesquisas e desenvolvimento de inovação tecnológica dentro da própria organização. O BRDE utiliza essa lei para incrementar projetos internos, que se adequam ao exigido pelo benefício fiscal. Os benefícios podem ser revertidos na redução do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O Banco apresentou à consultoria especializada, contratada há dois anos, 31 projetos dentro dos critérios da Lei do Bem, sendo que 14 deles foram selecionados para serem incentivados. Até setembro deste ano, já são 16 projetos de inovação tecnológica realizados pelo Banco para receber os benefícios da Lei do Bem. Com mais de 90 funcionários dedicados em atividades de pesquisa e desenvolvimento, o Projeto Lei do Bem abrangeu dez superintendências do banco. Entre os principais projetos incentivados estão o Aplicativo Móvel do BRDE para incrementar a dinâmica do envio de propostas de financiamento e consultas financeiras. Mais recentemente, também recebeu o incentivo o programa de inovação aberta, o BRDE Labs, que conecta grandes empresas a startups para acelerar a inovação e gerar negócios. (Repórter: Felippe Salles)