BRDE é signatário em pacto da ONU sobre sustentabilidade financeira global

03/12/2023
O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, tornou-se signatário oficial dos Princípios da ONU para a Responsabilidade Bancária, uma estrutura única para o setor bancário sustentável desenvolvida por meio de uma colaboração entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A assinatura oficial ocorreu neste domingo, durante a COP28, em Dubai. O Banco é a primeira instituição regional de fomento do Brasil a aderir ao compromisso. Os Princípios garantem que a estratégia e a prática dos bancos se alinham com a visão que a sociedade estabeleceu para o futuro alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo Climático de Paris. Os bancos que assinam os Princípios comprometem-se no cumprimento das estratégias de sustentabilidade, trabalhando para integrar e incorporar ela nos negócios, permitindo protagonismo no financiamento sustentável. De acordo com os Princípios, os bancos signatários identificam e medem o impacto ambiental e social resultante das suas atividades comerciais, definem e implementam metas onde têm o impacto mais significativo e reportam regularmente de maneira pública o seu progresso. Os signatários assumem um papel de liderança, demonstrando como os produtos, serviços e relacionamentos bancários podem apoiar e acelerar as mudanças necessárias para alcançar a prosperidade partilhada para as gerações atuais e futuras, construindo um futuro positivo para as pessoas e para o planeta. O BRDE se junta à maior comunidade bancária global do mundo focada em finanças sustentáveis, compartilhando as melhores práticas e trabalhando em conjunto em orientações práticas e ferramentas pioneiras que beneficiam todo o setor. Todos os detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)