BRDE e Unido facilitam acesso a crédito para produção de biogás

24/10/2019
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido, assinaram nesta quarta-feira, na sede do banco em Curitiba, um acordo de cooperação técnica para facilitar o acesso de produtores agroindustriais do Sul do Brasil a crédito voltado à produção de biogás e biometano no setor. Pelo acordo, o BRDE se compromete a apoiar a Unido na criação de instrumentos que vão facilitar o acesso a serviços financeiros por parte de produtores e fornecedores ligados à cadeia produtiva e tecnológica do biogás. A parceria também inclui a construção de ferramentas de suporte à elaboração e avaliação de modelos e planos de negócios específicos para o setor. Assinaram a cooperação o representante da Unido para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio; o diretor-presidente do BRDE, Marcelo Dutra, e o diretor de Operações do banco, Wilson Bley Lipski. O objetivo do projeto e do acordo de cooperação técnica é estimular a utilização do biogás como fonte energética sustentável, reduzir a dependência nacional em relação a combustíveis fósseis, estimular a competitividade do setor agroindustrial brasileiro e diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

A ação conjunta envolvendo o BRDE, a Unido e os atores institucionais e governamentais envolvidos no projeto pretende identificar e avaliar as principais oportunidades de valorização do biogás a partir do agronegócio regional, além da captação de recursos externos para o financiamento da geração sustentável de energia e combustível. (Repórter: Amanda Laynes)