BRDE bate com antecedência meta de R$ 1,7 bilhão em novos contratos no Paraná

21/11/2023
O BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, superou a meta prevista para 2023 no Paraná e alcançou, já em novembro, um bilhão e 700 milhões de reais em contratos de crédito. A estimativa para esse ano era, no mínimo, chegar a esse valor, o mesmo volume do ano passado, mas ao longo de doze meses. Até o final de dezembro deve ser batido um novo recorde em contratações, com aproximadamente dois bilhões de reais. O diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley, destaca a relevância desse resultado.// SONORA WILSON BLEY.//

Desde 2019, o BRDE no Paraná viabilizou em torno de seis bilhões e meio de reais em contratações, sendo dois bilhões e 200 milhões em operações com recursos do BNDES, um bilhão e 200 milhões da Finame e cerca de um bilhão e 100 milhões em fundings internacionais, como a Agência Francesa de Desenvolvimento, além de outros recursos captados de fundos diversos. Nesta segunda-feira, o vice-governador Darci Piana se reuniu com o diretor regional da AFD, Dominique Haubergue, no Palácio Iguaçu. O encontro fortaleceu as relações entre a instituição e os órgãos públicos, sinalizando investimentos futuros em projetos alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a geração de energia de fontes renováveis e modernização dos sistemas de iluminação pública nas cidades. O BRDE e a AFD realizaram há quase um ano uma operação de 100 milhões de euros destinados a novos financiamentos nos três estados do Sul, área de atuação do banco. Desde 2018, foram estabelecidas três parcerias entre as duas instituições num volume total de pouco mais de um bilhão de reais, nos três estados do Sul, sendo quase 522 milhões operados pelo BRDE no Paraná. Os recursos captados são repassados em financiamentos voltados para energia renovável, água e saneamento, agricultura sustentável, gestão de resíduos sólidos, cidades sustentáveis, saúde e educação. (Repórter: Felippe Salles)