Autorizado início da duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha
05/09/2024
A obra de duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha começou oficialmente as atividades nesta quinta-feira, conforme ordem de serviço emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, explica sobre este investimento. // SONORA SANDRO ALEX //
Nesta etapa inicial os serviços são concentrados na implantação do canteiro de obras, mobilização de equipamentos, maquinário e pessoal, bem como serviços topográficos do trecho e limpeza da camada vegetal dos espaços em que será executada a obra. O trecho vai receber uma nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto, e a pista existente será restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para um novo pavimento de concreto. São de 11,52 quilômetros de extensão, iniciando em Palmeirinha e seguindo até o início da pista dupla existente no perímetro urbano de Guarapuava. As duas faixas de rolamento da nova pista terão 3,6 metros de largura cada, acostamentos de 2,5 metros em ambas laterais, separada da pista existente por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey. Serão implantados três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho, disciplinando o tráfego e acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais, no km 250,7, km 256,2 e km 257,4. A obra prevê, também, a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros, além de melhoria da geometria de curvas, melhorias nos acessos a lotes lindeiros, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, entre outros serviços. O investimento é de 118 milhões de reais, com prazo de execução de 540 dias corridos. (Repórter: Victor Luís)
Nesta etapa inicial os serviços são concentrados na implantação do canteiro de obras, mobilização de equipamentos, maquinário e pessoal, bem como serviços topográficos do trecho e limpeza da camada vegetal dos espaços em que será executada a obra. O trecho vai receber uma nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto, e a pista existente será restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para um novo pavimento de concreto. São de 11,52 quilômetros de extensão, iniciando em Palmeirinha e seguindo até o início da pista dupla existente no perímetro urbano de Guarapuava. As duas faixas de rolamento da nova pista terão 3,6 metros de largura cada, acostamentos de 2,5 metros em ambas laterais, separada da pista existente por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey. Serão implantados três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho, disciplinando o tráfego e acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais, no km 250,7, km 256,2 e km 257,4. A obra prevê, também, a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros, além de melhoria da geometria de curvas, melhorias nos acessos a lotes lindeiros, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, entre outros serviços. O investimento é de 118 milhões de reais, com prazo de execução de 540 dias corridos. (Repórter: Victor Luís)