Aulões criativos estimulam jovens para o aprendizado de Espanhol
05/09/2020
Com o contexto da pandemia e a necessidade de realizar aulas e atividades de forma remota e virtual, professores têm apostado em alternativas criativas para manter a atenção de estudantes. Em Londrina, Norte do Paraná, educadores do curso de Espanhol do Celem, Centro de Línguas Estrangeiras Modernas estão realizando aulões por meio da plataforma Google Meet. Os aulões, que reúnem mais de 200 participantes, também promovem contato dos estudantes com pessoas nativas de países falantes da língua espanhola. Eles foram pensados para incentivar o engajamento de estudantes, uma vez que o Celem funciona com uma metodologia e prazos diferentes das aulas tradicionais. Eliane Provate Queiroz, técnica pedagógica responsável pelo Celem no Núcleo Regional Educacional de Londrina, saliente que tudo surgiu com o contexto do ensino remoto, como uma estratégia pedagógica. A ideia era gerar engajamento, pois eles perceberam que algumas coisas poderiam despertar mais atenção e interesse deles. Aí foi elaborado a ideia das aulas temáticas, e tiveram apoio de professores. O projeto consiste em definir temáticas para além do aprendizado da língua, ligados à cultura dos países chamados hispanohablantes. Além de reunir alunas e alunos matriculados e professores, o convite foi estendido a estudantes que já concluíram o curso. Por fim, o Celem traz para o aulão pessoas de países como Argentina, Colômbia, Espanha, México, Peru e Venezuela, como uma motivação a mais para quem está participando. E até o momento já foram realizados três aulões. No mais recente, na última quarta-feira, a temática da vez foi culinária. Os convites são feitos para pessoas ligadas aos professores, amigos e familiares. (Repórter: Sérgio Aguiar)