Aula Paraná atende 97% dos estudantes, bem acima da média do Brasil
14/08/2020
A mais recente edição da pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e das famílias”, do Instituto Datafolha, aponta que o Aula Paraná, sistema de aulas não presenciais do Estado, alcança 97% dos estudantes. No Brasil o índice é de apenas 79%, enquanto na região Sul, a média sobe para 93%. Os números Deste último levantamento do Datafolha colocam novamente o Paraná entre as melhores soluções de aulas durante o período de pandemia, comprovando também os dados de inteligência da plataforma, que indicam uma alta adesão dos alunos e professores. A pesquisa aponta que a participação dos 97% dos estudantes se deve a grande variedade de soluções criadas pelo Governo do Paraná para o enfrentamento dos desafios da pandemia. São diversos os meios disponibilizados para que alunos possam acompanhar os conteúdos. O sistema conta com três canais digitais de tevê aberta, aplicativo de celular com internet gratuita, canal Aula Paraná no Youtube, salas virtuais do Google Classroom e materiais impressos. Esse conjunto fez com que o acesso às aulas remotas seja amplo. Renato Feder, secretário estadual da Educação e do Esporte, destaca que a rapidez com que o Governo do Paraná colocou no ar uma solução completa e abrangente como o Aula Paraná foi um dos diferenciais, e que isso garantiu a alta adesão à solução de ensino durante a pandemia. // SONORA RENATO FEDER //
Outro destaque positivo do modelo adotado Paraná, conforme aponta a pesquisa do Datafolha, é o tempo dedicado pelos estudantes paranaenses para as aulas remotas, que ficou acima da média nacional. Para Renato Feder, essa pesquisa comprova que o bom trabalho que vem sendo feito pelo Paraná se destaca não apenas no alcance das aulas, mas na qualidade
Essa intensa dedicação dos estudantes faz com que o aproveitamento dos conteúdos e das atividades também seja positivo. Semanalmente, segundo o acompanhamento realizado, mais de 10 milhões de atividades são respondidas pelos estudantes dentro do Google Classroom. Os índices de acerto variam de 77% a 80%. Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, 90% dos estudantes do Ensino Médio e 87% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Paraná fazem as atividades e acompanham as videoaulas pelo celular. O computador garante acesso para 82% dos estudantes do Ensino Médio e 74% dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os três canais digitais de TV aberta do Aula Paraná também são usados por 59% dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 45% do Ensino Médio, segundo a pesquisa, número bem acima da média nacional de apenas 17%. (Repórter: Rodrigo Arend)
Outro destaque positivo do modelo adotado Paraná, conforme aponta a pesquisa do Datafolha, é o tempo dedicado pelos estudantes paranaenses para as aulas remotas, que ficou acima da média nacional. Para Renato Feder, essa pesquisa comprova que o bom trabalho que vem sendo feito pelo Paraná se destaca não apenas no alcance das aulas, mas na qualidade
Essa intensa dedicação dos estudantes faz com que o aproveitamento dos conteúdos e das atividades também seja positivo. Semanalmente, segundo o acompanhamento realizado, mais de 10 milhões de atividades são respondidas pelos estudantes dentro do Google Classroom. Os índices de acerto variam de 77% a 80%. Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, 90% dos estudantes do Ensino Médio e 87% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Paraná fazem as atividades e acompanham as videoaulas pelo celular. O computador garante acesso para 82% dos estudantes do Ensino Médio e 74% dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os três canais digitais de TV aberta do Aula Paraná também são usados por 59% dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 45% do Ensino Médio, segundo a pesquisa, número bem acima da média nacional de apenas 17%. (Repórter: Rodrigo Arend)