Audiências Públicas de Cultura no Paraná reforçam gestão participativa

05/07/2019
Com foco em traçar um Plano Estadual de Cultura que abranja todo o Paraná e atenda as demandas específicas de cada região, a Superintendência de Cultura realizou Audiências Públicas nas oito macrorregiões do Estado. O ciclo de reuniões começou no fim de maio e foi encerrado nesta quinta-feira pela Macrorregião Curitiba. O encontro no Guairinha reuniu a equipe da superintendência com agentes culturais, gestores municipais, artistas, conselheiros de cultura e demais representantes do setor. A superintendente da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, ressaltou a importância deste planejamento participativo.// SONORA LUCIANA CASAGRANDE PEREIRA.// Segundo balanço da superintendência, foram atendidas cerca de mil e 500 pessoas e 149 municípios. A maior participação foi na Macrorregião Curitiba, com 25% dos inscritos nas audiências. A menor adesão foi a do Litoral. No recorte pela representatividade dos segmentos culturais nas audiências, a área com maior porcentual foi a de dirigentes públicos, seguida por museus e artes visuais, teatro e circo, literatura, livro e leitura, audiovisual, música e ópera, povos e cultura popular, patrimônio cultural e dança. Um dos assuntos tratados na audiência foi o lançamento, no segundo semestre, do 3º edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, Profice, mecanismo que possibilita, via renúncia fiscal de ICMS, a valorização, difusão e circulação de cultura no Estado. O valor do edital será de 33 milhões de reais, maior do que as edições anteriores, e haverá capacitação para ampliar a participação de proponentes em todo o Paraná. A superintendência também apresentou novos projetos e ações em andamento. Entre eles, a reforma da sede do Museu de Arte Contemporânea do Paraná; o lançamento do Edital do Audiovisual, de 10 milhões de reais, com inscrições até 29 de julho; a reinauguração da Casa João Turin; o documento com prestação de contas sobre os seis primeiros meses de gestão; e o evento, em agosto, para discussão sobre o setor com a Secretaria Especial de Cultura/Ministério da Cidadania. (Repórter: Amanda Laynes)