Audiência pública em Cascavel discute captação de água no Rio São José

14/06/2019
A nova captação de água no Rio São José, em Cascavel, foi tema de audiência pública nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores. O evento foi proposto pelas comissões de Direito do Consumidor e de Meio Ambiente da Câmara. Participaram o gerente-geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, vereadores, técnicos de saúde e meio ambiente, e representantes dos agricultores da bacia do futuro manancial de abastecimento da cidade. Raneto Mayer Bueno apresentou a estrutura do abastecimento em Cascavel, a projeção de crescimento e os critérios de escolha do Rio São José como manancial que vai suprir a demanda da cidade pelo menos até 2027. A nova captação vai produzir cerca de 25 milhões de litros de água a mais por dia.
O gerente da Sanepar destacou, ainda, que se as obras não forem concluídas, existe o risco de faltar água em Cascavel em pouco tempo.// SONORA RENATO MAYER BUENO//Entre as perguntas respondidas pela Sanepar à população, estão as licenças e outorga para as obras, o uso da água e a retirada e recomposição da área florestal nos locais de intervenção. Os investimentos somam 72 milhões de reais para a nova captação, a adutora, a ampliação da estação de tratamento de água e equipamentos para as unidades de produção e tratamento. As obras começaram no segundo semestre do ano passado e estão dentro do cronograma. Na audiência pública, ficou definida a criação do Conselho dos Recursos Hídricos, o levantamento e a avaliação das nascentes do Rio São José, a implantação de um plano municipal para as bacias hidrográficas e um programa de orientação aos agricultores da bacia para os cuidados com a água. (Repórter: Priscila Paganotto)