Audiência do Plano Plurianual 2020-2030, em Umuarama, no Noroeste do Estado, aborda soluções inovadoras em energia e trânsito

29/08/2019
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos estruturantes, está fazendo audiências públicas do Plano Plurianual 2020 -2023 pelo Interior. A audiência em Umuarama, no Noroeste do Estado, teve a participação de representantes da sociedade civil, autoridades e lideranças da região. O encontro abordou dois dos 22 programas do Plano Plurianual. Um deles foi da área de energia e o outro sobre o Detran Participativo: Ágil e Digital. O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, destacou a importância da participação da sociedade.// SONORA VALDEMAR BERNARDO JORGE//O prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, afirmou que apresentar as demandas é importante.// SONORA CELSO LUIZ POZZOBOM//Em Umuarama, foram apresentados dois dos 22 programas no Plano Plurianual. O primeiro foi sobre energia e o objetivo de manter a qualidade das unidades geradoras, das linhas de transmissão e o fornecimento de energia com qualidade. O segundo programa foi Detran Participativo: Ágil e Digital, que busca modernizar o atendimento, para facilitar o trabalho do servidor e beneficiar a população com soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes. O diretor-geral do Detran, Cesar Vinicius Kogut, disse que o objetivo é implantar soluções tecnológicas descentralizadas de atendimento, com recursos de inteligência artificial e iniciativas, como de reestruturar e modernizar os pátios de veículos apreendidos.// SONORA CESAR VINICIUS KOGUT//Também é objetivo do órgão manter, revitalizar e ampliar as estruturas físicas e lógicas do Detran, das Ciretrans e dos Postos e Atendimento. Um morador de Umuarama sugeriu a criação de totens de autoatendimento para o cidadão usar os serviços do Detran. Outra sugestão, de outro morador, é com mais programas de educação no trânsito. Os paranaenses também podem conferir a agenda das audiências públicas, conhecer todos os programas e participar com sugestões pelo site www.planejaparana.pr.gov.br. As sugestões pela internet podem ser enviadas até o dia 5 do mês que vem. Também é possível assistir as reuniões ao vivo no Facebook do Governo do Paraná. (Repórter: Priscila Paganotto)