Atletas inspiram alunos na abertura dos Jogos Escolares do Paraná

22/05/2019
Curitiba sediou, nesta terça-feira, a cerimônia de abertura da edição número 66 dos Jogos Escolares do Paraná. A competição realizada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ocorre ao mesmo tempo que os Jogos Escolares de Curitiba, edição 46, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O evento aconteceu no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, no Centro da Cidade. Depois de apresentações musicais e de dança, as equipes entraram carregando a bandeira com o nome da escola que representam. Também fez sucesso o tenista cadeirante Cristiano Brito, 23º lugar no ranking brasileiro no esporte, que tocou o hino nacional em um solo de guitarra. O momento do juramento reforçou o espírito esportivo da competição e o compromisso de uma disputa limpa e saudável. Laryssa Fróis, da Seleção Brasileira Sub 20 de Marcha Atlética, Vitor Tavares, campeão pan-americano de Parabadminton, e Thais Fidélis, da Seleção Brasileira de Ginástica Artística e 3º lugar na Copa do Mundo, tiveram a honra de levar o fogo até a pira.
O diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, ressaltou que cada 1 real investido no esporte corresponde a cerca de 3 reais economizados na área de saúde.// SONORA HELIO WIRBISKI//A primeira etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná acontece até o dia 30 deste mês e conta com alunos de 107 escolas. São oito modalidades esportivas nas categorias feminina e masculina e nas faixas etárias A, de 15 a 17 anos e B, de 12 a 14 anos. As modalidades atletismo e futsal incluem a disputa paradesportiva. Participam 3.023 alunos-atletas e 556 professores e assistentes. (Repórter: Priscila Paganotto)