Atividades promovidas pelo Depen neste mês valorizam saúde das mulheres em unidades prisionais do Paraná

25/10/2019
Desde o início do mês, o Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, realiza diversas ações em unidades prisionais de todas as regiões do Estado. A ação acontece em alusão à campanha do Outubro Rosa. O Depen também firmou parcerias para oferecer aulas de defesa pessoal, yoga, exames preventivos e doações de livros e objetos. Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a Penitenciária Feminina do Paraná terá seis dias de eventos, entre esta sexta e quarta-feira. Estão previstas palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero e da mama, prevenção de acidentes e de doenças infectocontagiosas, valorização pessoal e assuntos envolvendo a higiene íntima, pessoal e do ambiente. Já a Cadeia Pública de Rio Branco do Sul inaugurou as novas instalações do Ambulatório da unidade. Foram realizados, ainda, exames de Papanicolau e para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Na regional de Maringá, presas e servidoras do Depen puderam trocar experiências em rodas de conversa e palestras sobre a temática. Também houve coleta de exames preventivos. As participantes puderam ainda realizar atividades físicas e aulas de automaquiagem, autocuidado e autoexame. Em Cascavel, servidoras do município também participaram de atividades e palestras sobre a saúde da mulher, e houve demonstrações do autoexame de mama e a entrega de panfletos explicativos às servidoras. Foz do Iguaçu também recebeu atividades neste sentido. Na penitenciária Feminina do município - Unidade de Progressão, durante todo o mês ocorrem diversas ações, incluindo dias de beleza, sessões de terapia e aulas de yoga. Nesta sexta-feira, a unidade recebeu livros doados pelo Sebo Cultural de Foz para a montagem de uma biblioteca. Valorizar e motivar também foram os objetivos das ações na regional dos Campos Gerais. Durante três dias, atividades como as de Foz foram ofertadas a servidoras e detentas da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa - Unidade de Progressão. (Repórter: Wyllian Soppa)