Atividades práticas movimentam a Semana do Conhecimento.

02/11/2020
De 3 a 6 de novembro, acontece a primeira edição da Semana do Conhecimento, período em que professores da rede estadual vão propor atividades práticas para que os alunos relacionem o conteúdo visto em sala de aula com o seu cotidiano. As experiências “mão na massa”, que têm o intuito de instigar a curiosidade científica dos estudantes, são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As atividades foram planejadas para que o aluno possa desenvolvê-las em casa, individualmente. Entre as propostas, há criação de histórias em quadrinhos, maquetes e caricaturas, além de experimentos científicos. A professora de Química Bete Bellini, por exemplo, propôs uma experiência de estudo da fluorescência, indicada para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Ela consiste em cobrir a lanterna do celular com cinco camadas de fita adesiva transparente pintada com caneta permanente azul. O aluno, então, aponta o dispositivo, com a lanterna acesa, para objetos que possuem substâncias químicas que emitem fluorescência. O resultado é uma simulação do efeito da luz negra e o aluno poderá observar como os objetos que contêm compostos fluorescentes são “revelados” quando expostos a uma emissão ultravioleta. Já a professora de Ciências Larissa Fedalto ensina a fazer um minimotor elétrico usando uma pilha alcalina, um pedaço pequeno de fio de cobre e um ímã. O objetivo é auxiliar no entendimento do aluno acerca da eletricidade e do magnetismo. A entrega das atividades deve ser feita até 13 de novembro, por meio do envio de vídeos gravados durante o experimento ou de fotos acompanhadas de textos de descrição da atividade e do conteúdo relacionado a ela. Após, os professores avaliarão os projetos e poderão recompensar os alunos com a adição de 20 a 30 pontos na nota do terceiro trimestre.(Repórter Rudi Bagatini).