Arranjo de pesquisa de universidades do Paraná estuda emergência climática

14/05/2024
O desastre do Rio Grande do Sul já traz perdas incomensuráveis, tanto do ponto de vista social/econômico quanto humano. São milhares de desabrigados, mais de uma centena de mortos, fazendas destruídas, criações de animais ilhadas, aeroportos alagados e cidades inteiras afetadas. Esse cenário agora também será objeto de estudo do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação, Napi, Emergência Climática, que estuda fenômenos dessa natureza. O Napi avalia cenários e possibilidades e sugere soluções envolvendo sustentabilidade ambiental para serem adotadas por toda a sociedade levando em consideração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O arranjo de pesquisa é uma iniciativa da Fundação Araucária que reúne pesquisadores da UEL, UEM, Unicentro, Unespar, Unioeste, UEPG, UFPR, UTFPR e PUC-PR. Com atuação em cinco eixos temáticos, que vão do diagnóstico das mudanças globais e dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade à adaptabilidade e resiliência humana frente às intempéries climáticas, com foco no Paraná, o Napi conta, segundo dados da plataforma online iAraucária, com 50 pesquisadores e bolsistas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Outras linhas de atuação dentro do eixo também são a avaliação do surgimento de espécies invasoras, o que varia de acordo com as mudanças climáticas evidenciadas. O projeto também prevê ações de conscientização e letramento sobre a questão climática. O Napi Emergência Climática tem três anos de duração, com investimento do Governo do Estado, via Fundação Araucária, de mais de três milhões de reais, entre os quais pouco mais de dois milhões para o pagamento de bolsas estudantis. (Repórter: Victor Luís)