Apucarana, no Norte do Estado, sedia fase final do Jogos Escolares do Paraná, a partir desta sexta-feira

10/07/2019
Apucarana, no Norte do Estado, é, pela sexta vez, sede de uma fase final dos Jogos Escolares do Paraná. Neste ano, a competição é para alunos-atletas da categoria 12 a 14 anos, entre sexta-feira e o dia 20 deste mês. A cidade recebe, desde 2015, pelo menos uma das etapas finais dos jogos. Para esta edição, estão confirmados 747 estabelecimentos de ensino de 270 municípios, somando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes. Na sessão preliminar, com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi comunicada a presença da campeã olímpica no salto em distância em Pequim 2008, Maurren Maggi, na cerimônia de abertura. A abertura da etapa em Apucarana acontece nesta sexta-feira, no Ginásio de Esportes Lagoão, com o show do grupo Ginasloucos. As disputas começam no sábado em 14 modalidades e diversas delas contemplam o paradesporto. Luta olímpica e skate acontecem em Foz do Iguaçu, junto com a categoria 15 a 17 anos, entre os dias 2 e 10 do mês que vem. De acordo com diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, esse é o maior encontro esportivo escolar do país, com mais de 100 mil participantes durante o ano, em todas as fases.// SONORA HELIO WIRBISKI//Para a coordenadora-geral dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, o Governo do Estado é grato pela parceria da cidade de Apucarana, que mais uma vez se disponibilizou a sediar a competição. De acordo com ela, a cidade tem uma excelente estrutura e esse comprometimento dá segurança a todos os envolvidos.// SONORA MARCIA TOMADON//A cidade de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, foi homologada como a próxima sede da fase final dos Jogos Escolares, na categoria 12 a 14 anos, no ano que vem. Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, que desde o ano passado, são disputados em três etapas regionais e uma nacional. Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em novembro, em São Paulo. Cada modalidade obedece um critério de classificação específico. No ano passado, o Paraná encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude com 83 medalhas, sendo 37 na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos e 46 na categoria 15 a 17 anos. Nas Paralimpíadas Escolares, a delegação paranaense conquistou 41 medalhas. (Repórter: Priscila Paganotto)