Após aulas de Robótica, alunos de escola indígena encontram solução sustentável com bambu

17/03/2025
Estudantes do Colégio Estadual Rural Indígena Rio das Cobras, na Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, desenvolveram um sistema de aquecimento e filtragem de água usando bambu. A estrutura aquece a água com energia solar e realiza a filtragem com camadas de areia, carvão e algodão. O projeto é supervisionado pelo professor de Robótica Mauro Rafael Silva. A solução aproveita as propriedades térmicas do bambu, que é abundante na região, e conta com sensores de nível de água e temperatura para monitoramento em tempo real.

A iniciativa surgiu a partir das aulas de Robótica implementadas na rede estadual desde 2019, que incentivam o uso sustentável dos recursos naturais.

O projeto ainda está em fase de aprimoramento, com testes realizados em diferentes condições climáticas para garantir eficiência e sustentabilidade.

A rede estadual de ensino do Paraná conta com 100% das escolas conectadas, o que possibilita o avanço de projetos como este.

As salas de aula da rede estadual paranaense também são equipadas com Kits Multimídia, os chamados Educatrons, com aparelhos de TV de 43 polegadas, webcams, computadores, notebooks e tablets, que são auxiliares não apenas nos componentes da área, mas em todos os conteúdos que envolvem a tecnologia e a inovação. (Repórter: Gabriel Ramos)