Apoio logístico e resgate de animais: IAT ajuda vítimas da enchente em União da Vitória

18/10/2023
O escritório regional do IAT, Instituto Água e Terra, de União da Vitória, na região Sul, está completamente voltado para ajudar as vítimas das enchentes no município. Mais de 700 moradores estão desabrigados de acordo com o mais recente balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em razão da cheia do Rio Iguaçu. O órgão ambiental disponibilizou seis embarcações, três caminhonetes e um caminhão para ajudar na operação coordenada pelo Governo do Estado. Em média, 15 servidores foram deslocados para atuar diariamente na linha de frente da força-tarefa, colaborando com o transporte de pessoas, alimentos, medicamentos e na fiscalização ambiental. Aproximadamente 200 animais, entre domésticos e silvestres, foram resgatados por técnicos do IAT nas últimas duas semanas. O gerente do escritório regional do IAT de União da Vitória, Augusto Lindner, destaca a atuação do órgão para o auxílio às vítimas e aos animais na cidade.// SONORA AUGUSTO LINDNER.//

Para atendimento aos mais afetados, a Defesa Civil Estadual já coordenou a doação de mais de três mil e 500 cestas básicas, mais de dois mil e 800 colchões, cerca de mil e 500 kits de higiene, quase mil kits de limpeza e mais de 58 mil telhas. Nesta quarta-feira, outras 580 cestas básicas chegaram à cidade para atender as famílias que deixaram suas casas por conta dos alagamentos. O Estado anunciou, também nesta quarta, a doação de oito toneladas de frango pelas cooperativas Copacol, Lar, C.Vale e Coopavel para as vítimas das enchentes. As equipes do Corpo de Bombeiros também têm trabalhado na remoção das pessoas das casas alagadas ou danificadas pelas tempestades e que precisam de abrigo. Em União da Vitória, o efetivo foi dobrado, de 20 para 40 bombeiros que atuam com oito embarcações para alcançar moradores em locais de difícil acesso. União da Vitória sofre há mais de 15 dias com as fortes chuvas. São nove mil pessoas afetadas pela cheia do Rio Iguaçu, sendo que mais de duas mil estão desalojadas e 710 desabrigadas, com 800 casas danificadas. O município conta com 18 abrigos e o Governo do Estado já transferiu 27 pessoas em situação de maior vulnerabilidade para hotéis e pousadas. As aulas estão suspensas. (Repórter: Felippe Salles)