Amep realiza pesquisa sobre o VLT Metropolitano com usuários do Aeroporto Afonso Pena

17/05/2024
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná iniciou nesta sexta-feira uma pesquisa com usuários e trabalhadores do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é identificar, além do perfil, informações sobre a viagem, e uma avaliação sobre a possibilidade de alteração dos meios de deslocamento até o aeroporto, e a partir dele considerando a implantação do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT. O estudo, conhecido como Pesquisa de Preferência Declarada, busca identificar o quanto esses usuários estariam dispostos a trocar o automóvel, ônibus, carros de aplicativos, táxis, entre outros meios de transporte, pelo VLT, combinando aspectos como origem ou destino, custo e tempo de deslocamento. A pesquisa também é realizada com trabalhadores do aeroporto, considerando que são potenciais usuários deste sistema, já que permitirá uma conexão direta entre o Terminal Central de São José dos Pinhais, linhas urbanas do município e demais terminais de Curitiba integrados à Rede Integrada de Transporte. O VLT deve substituir os ônibus expressos do Eixo Boqueirão, na Capital, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. A previsão é que a entrega dos primeiros estudos para a nova modelagem e a concessão ocorra no primeiro trimestre do ano que vem, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Caso o projeto seja viável, o leilão deve acontecer até setembro de 2025 na Bolsa de Valores, em São Paulo. A previsão total de investimento é de 2 bilhões e 500 milhões de reais. (Repórter: Nathália Gonçalves)