Amep é eleita presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas

30/11/2023
A Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, foi eleita presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas, FNEM, para o biênio 2024-2025 em encontro da entidade realizado nesta terça e quarta-feira, em Curitiba. A reunião debateu assuntos relacionados a diversas temáticas ligadas ao planejamento integrado e políticas públicas para as regiões metropolitanas brasileiras. O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, que irá coordenar os trabalhos do FNEM nos próximos dois anos, disse que o desafio será construir uma pauta comum de fortalecimento das regiões metropolitanas brasileiras.// SONORA GILSON SANTOS.//

O FNEM também elegeu a Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador/Bahia para a 1ª vice-presidência; a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço de Minas Gerais na 2ª vice-presidência; e a continuidade da secretaria-executiva com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, também de Minas Gerais. Os representantes das entidades também visitaram as obras do Bairro Novo da Caximba, projeto da Prefeitura de Curitiba que está recuperando a Área de Preservação Ambiental no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui, proporcionando moradia digna e qualidade de vida para mil 693 famílias. O FNEM é uma associação civil sem fins lucrativos instituída em 1995. Congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras. Com sede itinerante, o Fórum tem como objetivo promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, assim como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional. (Repórter: Felippe Salles)