Amep amplia conexões do transporte coletivo entre Curitiba e Campina Grande do Sul
30/08/2024
A partir de segunda-feira, o transporte coletivo metropolitano passa por uma série de ajustes para facilitar o atendimento aos passageiros de Campina Grande do Sul. Essas mudanças foram planejadas com base em uma pesquisa realizada entre os usuários e na adaptação às novas demandas pós-pandemia. Uma das principais novidades é a volta da linha N61, que liga Campina Grande do Sul ao Terminal Guadalupe, em Curitiba. Atualmente, os moradores da cidade precisam usar uma linha alimentadora até o Terminal Jardim Paulista para, então, seguir para a Capital. O funcionamento da linha direta será até as oito horas da noite em dias úteis e sábados. Nos demais horários, a ligação continua sendo feita pela linha N73, que atende o percurso entre o Jardim Paulista, Quatro Barras e Guadalupe, com conexão pela linha N11. No Terminal Jardim Paulista, vai ser reforçada a linha N62 durante os horários de pico, oferecendo uma opção adicional de ligação com Curitiba, com intervalos de 11 minutos. Outra mudança é no itinerário da linha Eugênia Maria, que passa a operar em formato circular no bairro Jardim Ceccon, sem seguir até o Terminal Jardim Paulista. A linha N12 assume esse trajeto que tem ligação com o terminal. A linha Eugênia Maria / Guadalupe vai ter horários estendidos até o final da noite em dias úteis e aos sábados. Além disso, a integração com a Linha Verde será ampliada para o Terminal de Quatro Barras. A linha I50, que fazia a conexão entre Quatro Barras e o Jardim Paulista, será descontinuada e substituída por uma nova rota que inclui a Estação Fagundes Varela na Linha Verde. Futuramente, essa integração vai acontecer na Estação Atuba, ainda em construção. Por fim, a linha intercidades I33, que liga o Jardim Paulista ao Guaraituba, também vai contar com horários reforçados, incluindo o período de almoço, como era antes da pandemia. A linha alimentadora N24, que atende a área industrial, é dividida em duas rotas para melhorar o serviço. O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou a importância dessas mudanças para os moradores. // SONORA GILSON SANTOS //
As linhas que chegam no Terminal Guadalupe fazem parte da integração temporal, que permite a troca de linha sem custo adicional dentro de um intervalo de até duas horas e meia, usando o Cartão Metrocard. (Repórter: Gustavo Vaz)
As linhas que chegam no Terminal Guadalupe fazem parte da integração temporal, que permite a troca de linha sem custo adicional dentro de um intervalo de até duas horas e meia, usando o Cartão Metrocard. (Repórter: Gustavo Vaz)