Alunos do Talento Tech fazem primeira prova presencial nos 50 municípios do projeto
31/08/2024
Os alunos que participam do projeto Talento Tech realizaram, neste sábado, nos 50 municípios que integram a iniciativa, a primeira avaliação presencial sobre as disciplinas já realizadas e participaram de seminários sobre os temas do curso, que teve início em julho. O projeto do Governo do Estado, voltado à formação de alunos da rede pública em Tecnologia da Informação e Comunicação, totaliza 800 horas de conteúdos virtuais e encontros presenciais nos municípios paranaenses com os menores índices de desenvolvimento humano. O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressaltou que o programa está se consolidando como a maior iniciativa de capacitação, treinamento e retenção de talentos do Brasil. // SONORA GUTO SILVA //
Além de ensinar conteúdo profissional que supre parte da alta demanda de empregos na área, o projeto estimula a retenção desses jovens nas cidades de origem, buscando transformar a realidade delas com ampliação de oportunidades e incremento de renda. Selecionada para o projeto no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, Raiany Fernanda Fiorese, de 17 anos, que cursa o Ensino Médio, participou da prova e apontou os diferenciais do projeto, que promete mudar a realidade dela e da família. // SONORA RAIANY FERNANDA FIORENSE //
A professora assistente Gilmara de Fátima Weingärtner que acompanha a turma no município metropolitano, ressaltou a vontade e o engajamento dos alunos nas aulas e a importância do projeto na transformação da realidade dos municípios. // SONORA GILMARA DE FÁTIMA WEINGARTNER //
Durante o projeto, que tem investimento inicial de 62 milhões de reais para os três anos, três mil estudantes recebem bolsas mensais de mil 375 reais para ensino médio e mil e 500 reais para ensino superior, e tem acesso a um conteúdo que envolve tanto a parte técnica quanto habilidades comportamentais e competências subjetivas e o desenvolvimento de uma aplicação prática ao final dos cursos. O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, ressaltou a importância das aulas presenciais para os alunos poderem se reunir, trocar experiências e começar a fazer uma rede de contatos. // SONORA ALEX CANZIANI //
Até abril de 2025, serão mais 12 encontros presenciais. (Repórter: Gustavo Vaz)
Além de ensinar conteúdo profissional que supre parte da alta demanda de empregos na área, o projeto estimula a retenção desses jovens nas cidades de origem, buscando transformar a realidade delas com ampliação de oportunidades e incremento de renda. Selecionada para o projeto no município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, Raiany Fernanda Fiorese, de 17 anos, que cursa o Ensino Médio, participou da prova e apontou os diferenciais do projeto, que promete mudar a realidade dela e da família. // SONORA RAIANY FERNANDA FIORENSE //
A professora assistente Gilmara de Fátima Weingärtner que acompanha a turma no município metropolitano, ressaltou a vontade e o engajamento dos alunos nas aulas e a importância do projeto na transformação da realidade dos municípios. // SONORA GILMARA DE FÁTIMA WEINGARTNER //
Durante o projeto, que tem investimento inicial de 62 milhões de reais para os três anos, três mil estudantes recebem bolsas mensais de mil 375 reais para ensino médio e mil e 500 reais para ensino superior, e tem acesso a um conteúdo que envolve tanto a parte técnica quanto habilidades comportamentais e competências subjetivas e o desenvolvimento de uma aplicação prática ao final dos cursos. O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, ressaltou a importância das aulas presenciais para os alunos poderem se reunir, trocar experiências e começar a fazer uma rede de contatos. // SONORA ALEX CANZIANI //
Até abril de 2025, serão mais 12 encontros presenciais. (Repórter: Gustavo Vaz)