Alunos do EduTech passam para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática

13/07/2021
Matheus Máximo de Oliveira, de Irati, no Centro Sul, e Júlia Soares Catharino, de Matinhos, no Litoral, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática, OBI, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação promovida pela Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. Os estudantes fazem o curso de Games e Animações do EduTech, programa que oferece aulas de programação na rede estadual de ensino. Incluindo Matheus e Júlia, houve um total de oito alunos de instituições de ensino estaduais aprovados para a segunda fase.
Matheus tem 13 anos e cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, ele disse que as aulas são superdivertidas e está aprendendo sobre games, lógica de programação, coisas que nunca tinha escutado na vida.
O estudante, que pretende entrar em uma faculdade e trabalhar na área de informática, está se preparando para a segunda fase da olimpíada fazendo exercícios de introdução à programação e lendo um livro sobre jogos de lógica.
Júlia, de 14 anos, estuda no 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Abigail dos Santos Correa, ela afirmou que foi o EduTech que fez com que se envolvesse e começasse a gostar do assunto. //SONORA JULIA SOARES CATHARINO//
Tanto Matheus quanto Júlia, apesar de estarem matriculados em outras instituições de ensino da rede estadual, estão inscritos na olimpíada por meio do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo, de Apucarana, no Noroeste do Estado, que é um dos polos do EduTech. Os dois alunos participam da competição na modalidade Iniciação, no nível 2, voltado aos estudantes que cursam o 8º ou 9º ano do ensino fundamental.
Na prova da primeira fase, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho, eles responderam 15 questões de múltipla escolha sobre problemas de lógica e de computação. Aprovados na fase local, a primeira, eles seguem para a estadual, cuja avaliação vai acontecer em 28 de agosto.
O professor Sergio Fernando Carrero, que acompanha os estudantes no curso do EduTech, destacou que são dois alunos muito bons. A Júlia já terminou todas as atividades do trimestre, e o Matheus é sempre muito participativo, assiste às aulas com a câmera aberta e tira muitas dúvidas.
Com o objetivo de identificar talentos e incentivar a aprendizagem de computação, a Olimpíada Brasileira de Informática acontece anualmente, propondo aos estudantes de todo o Brasil questões de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores.
Ao todo, há três fases de classificação: local, estadual e nacional. Os vencedores desta terão direito a medalhas e a participar da Semana Olímpica da OBI, que vai acontecer no Instituto de Programação da Unicamp, com cursos de diferentes níveis de programação. Os melhores classificados na modalidade Programação Nível 2 também vão ser convidados a participar da seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática. (Repórter: Flávio Rehme)