Alunos de colégio estadual de Rio Negro, na Região de Curitiba, aprendem Física com teatro

10/04/2019
Um dos grandes desafios de professores e estudantes é aproximar o conteúdo das disciplinas do cotidiano para facilitar a compreensão e a aprendizagem. E foi exatamente isso que o Colégio Estadual Barão de Antonina, em Rio Negro, Região Metropolitana de Curitiba, fez de forma inovadora para ajudar os alunos que têm dificuldade de assimilar os conceitos da Física. Os estudantes aplicam as leis da disciplina na prática em apresentações teatrais, utilizando as leis de trânsito como exemplo. A iniciativa de usar o teatro como metodologia de ensino foi definida em 2017 pelos estudantes e o professor Josicarlos Peron. Ele explicou que a iniciativa foi escolhida porque as crianças têm maior capacidade de aprender algo visualizando.// SONORA JOSICARLOS PERON.//

A pedagoga Regina Schmidmeier, uma das coordenadoras da atividade, contou que a relação dos alunos com a disciplina também mudou depois que a escola adotou a metodologia prática.// SONORA REGINA SCHMIDMEIER.//

A atividade é desenvolvida não apenas para a turma. As situações simuladas pelos estudantes para explicar conceitos e leis da Física associadas às leis de trânsito são apresentadas também para outras turmas do colégio e para escolas municipais de Rio Negro. O roteiro, figurino e o cenário foram construídos pelos 16 estudantes que participam do grupo. As ex-alunas do colégio Lohayne Calixto e Luana Franquetto dos Santos, ambas de 18 anos, contaram que, além melhorar o aprendizado dos conteúdos da disciplina, a metodologia mudou a relação com os colegas e com a comunidade. Segundo Lohayne, a possibilidade de discutir ideias para o projeto aumentou o aprendizado.// SONORA LOHAYNE CALIXTO.//

Já para Luana, a grande vantagem da metodologia é mostrar como os fenômenos da Física acontecem na prática.// SONORA LUANA FRANQUETTO.//

Segundo a diretora do colégio, Glaugenice Gerber, a procura por matrículas no colégio é tão grande que até alunos de Mafra, em Santa Catarina, atravessam a ponte em procura de vagas na unidade. O bom trabalho desenvolvido no colégio nos últimos anos pode ser observado na evolução da nota do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que saltou de 4,2 em 2015 para 5,6 em 2017. Além disso, a diretora afirmou que o colégio quase não tem situações de evasão escolar porque o aluno percebe que é acolhido e entende a importância dos estudos. Entre as outras ações desenvolvidas pela escola está o Simpósio do Mundo do Trabalho, festivais de poesia e atividades interativas com a comunidade, que envolvem os 810 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico. (Repórter: Wyllian Soppa)