Alunos de Corbélia vivenciam realidade do mercado de trabalho
21/03/2025
Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Paraná contam com a Educação Financeira como componente curricular e têm aulas teóricas de introdução a temas como economia, como lidar com dinheiro, renda e planejamento. Mas, e quando a escola propõe uma atividade prática sobre como enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho como forma de obtenção desses dividendos? Alunos das 3ªs séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Corbélia, Oeste do Estado, aceitaram a proposta e, desde o dia 18 de março, participam de uma ação em parceria com a Agência do Trabalhador do município: uma simulação completa sobre como buscar um emprego. Ao longo da semana, os estudantes, que têm entre 17 e 20 anos, receberam a visita de técnicos da Agência do Trabalhador, aprenderam a elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego, entenderam os critérios avaliados por recrutadores, e ainda receberam dicas até mesmo sobre o que dizer na hora da entrevista de emprego. O Projeto foi dividido em etapas. Num primeiro momento, os servidores da Agência fizeram rodas de conversas com as turmas e, em seguida, os estudantes simularam entrevistas de emprego. A inserção do componente curricular nas escolas pelo Governo do Paraná ocorreu a partir do ano de 2021. (Repórter: Victor Luís)