Alunos de Colégio Estadual em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, criam braços robóticos capazes de fazer cirurgias

15/08/2019
A resposta de como deixar a aula de programação mais interessante aos alunos, encontrada pelo professor Paulo Nunes, do Colégio Estadual Arnaldo Busato, em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, foi uma pitada de robótica. Com o uso do Arduíno, uma placa usada para automação de circuitos eletrônicos como semáforos e ambientes interativos, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do curso integrado em Informática estão desenvolvendo braços robóticos, capazes de fazer tarefas simples com alta precisão. Com tecnologia na escola, hoje 38 alunos do colégio trabalham em quatro braços robóticos que podem ser controlados de várias maneiras e são capazes de fazer fabricação de carros e até cirurgias. Os equipamentos, que estão em fase de desenvolvimento, vão ser apresentados na Feira de Ciências e Tecnologia da escola, em outubro deste ano. A estudante de 16 anos, Hellen da Silva, é aluna do curso técnico em informática integrado do colégio. Ela conta que pretende chegar à universidade e cursar Engenharia de Software, e que ficou bastante empolgada para entender como funcionava o Arduíno.// SONORA HELLEN DA SILVA//O Governo do Paraná já destinou 175 milhões de reais para programas de tecnologia nas escolas estaduais. Foram distribuídos computadores, impressoras, equipamentos eletrônicos, laboratórios móveis, notebooks e projetores, incluindo a instalação de internet WiFi em 1.700 instituições de ensino da rede estadual. (Repórter: Priscila Paganotto)