Alunos aprendem astronomia com Sistema Solar feito de material reciclado, em Querência do Norte, no Noroeste do Paraná
21/05/2019
A curiosidade dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Humberto de Campos, em Querência do Norte, no Noroeste do Estado, despertou no professor de Ciências Tiago Rafael Davies uma ideia que mudou a maneira de ensinar os conteúdos da disciplina. Com um pouco de criatividade e alguns materiais reciclados, ele montou um modelo do Sistema Solar em um laboratório na escola. A ideia simples reaproveitou sucatas e teve ajuda de custo, para compra de alguns produtos, de 150 reais da Associação de Pais e Mestres. No teto, pintado de preto, foram desenhadas as órbitas e pendurados os planetas, feitos de itens como bolas de isopor e enfeites de natal. O sol está ao centro do sistema, representado por uma esfera laranja, brilhante, por conta da presença de uma lâmpada de LED. Até mesmo o cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter, foi representado com pedrinhas de brita. O professor Tiago destaca que os materiais usados foram simples e que a criação trouxe um grande complemento ao aprendizado. // SONORA TIAGO DAVIES //
O tamanho dos planetas é representado proporcionalmente, o que também ajuda os alunos a entenderem o quanto a Terra é pequena na comparação com o Sol, por exemplo. De acordo com o professor, a criação empolgou os alunos e mudou a forma de trabalhar a disciplina. // SONORA TIAGO DAVIES //
Com o modelo, o professor Tiago conseguiu demonstrar para os alunos dos 6° ano quais são os astros do Sistema Solar e explicar o como são o planeta Terra, as estrelas e as composições. Também foi possível representar os movimentos celestes que resultam no dia e na noite, as fases da Lua e as estações do ano. Os estudantes do 7° ano puderam visualizar a formação do planeta Terra, da atmosfera, a composição do Sol e a emissão de energia por meio da fusão e fissão nuclear. No 8° e 9° anos, os alunos estudaram a origem e evolução do universo com foco no sistema solar e as Leis de Kepler e Leis de Newton. (Repórter: Rodrigo Arend)
O tamanho dos planetas é representado proporcionalmente, o que também ajuda os alunos a entenderem o quanto a Terra é pequena na comparação com o Sol, por exemplo. De acordo com o professor, a criação empolgou os alunos e mudou a forma de trabalhar a disciplina. // SONORA TIAGO DAVIES //
Com o modelo, o professor Tiago conseguiu demonstrar para os alunos dos 6° ano quais são os astros do Sistema Solar e explicar o como são o planeta Terra, as estrelas e as composições. Também foi possível representar os movimentos celestes que resultam no dia e na noite, as fases da Lua e as estações do ano. Os estudantes do 7° ano puderam visualizar a formação do planeta Terra, da atmosfera, a composição do Sol e a emissão de energia por meio da fusão e fissão nuclear. No 8° e 9° anos, os alunos estudaram a origem e evolução do universo com foco no sistema solar e as Leis de Kepler e Leis de Newton. (Repórter: Rodrigo Arend)