Aluno surdo vai defender tese de doutorado sobre o ensino de Libras na UEM
12/08/2024
Vinicius Hidalgo Pedroni, estudante de doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá, vai defender, no dia 16 de agosto, a tese “Ensino de Libras nas Universidades Públicas: uma análise da formação inicial de professores em letras”. A apresentação acontece na sala 206, Bloco I-12, de forma híbrida. O estudante é surdo e foi orientado pela professora Elsa Midori Shimazaki, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, com a corientação da professora a Dinéia Ghizzo Neto Fellini, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Neste estudo, ele buscou analisar as percepções de acadêmicos ouvintes em relação à formação que recebem na disciplina voltada ao ensino de Libras, além das contribuições da disciplina para a atuação posterior como professor no ensino regular. Para efetivar a pesquisa, depois de estudar a teoria histórico-cultural, a educação da pessoa surda ao longo da história e fazer uma revisão das pesquisas realizadas, ele entrevistou alunos do curso de licenciatura em Letras de três universidades públicas no Brasil. O resultado mostra que, apesar de ser um avanço, o reconhecimento da Libras como língua por meio de um decreto em 2005, e a deliberação, no mesmo decreto, para que o ensino de Libras fosse oferecido obrigatoriamente em todos os cursos de licenciatura e no curso de fonoaudiologia, por ter uma carga horária pequena, ainda não contribui como o esperado para a apropriação da cultura surda e da língua de sinais. Neste estudo, também foi constatada a carência quanto às oportunidades de vivência e contato com a cultura surda e língua de sinais, o que impulsionaria a capacidade dos futuros professores de se comunicarem adequadamente com os surdos e compreenderem as necessidades específicas dessa população. (Repórter:
Gustavo Vaz)
Gustavo Vaz)