Alunas paranaenses participam de ação para programar jogos no Google Play

13/09/2019
Estudantes de diversas escolas estaduais do Paraná participaram de preparações para o desafio Change the Game, projeto de programação do Google Play apoiado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e exclusivo para garotas. Voltado a alunas de Ensino Médio, o desafio não exige conhecimento prévio na área e consiste no envio de ideias de jogos digitais à empresa. O objetivo é ajudar a transformar o cenário brasileiro ligado aos jogos digitais e inspirar meninas a seguir carreira no universo da tecnologia e do jogo. Embora 59% dos usuários de jogos eletrônicos sejam mulheres, elas representam apenas 13% dos candidatos para a carreira de desenvolvedores no país. Nas ações desta semana, as meninas tiveram a oportunidade, num primeiro momento, de se informar sobre o universo da programação, perspectivas de carreira e o importante papel da mulher na tecnologia. Receberam, também, dicas de sites e softwares gratuitos para aprender e treinar Matemática e programação. Em seguida, colocaram as ideias de jogos no papel e se inscreveram no Change the Game. A estudante Nicole Dias, de 16 anos, participou da ação no Colégio Estadual Bendicto Cordeiro, em Curitiba. Ela foi uma das poucas adolescentes presentes que disse que já pensou em trabalhar com jogos digitais.// SONORA NICOLE DIAS.//
Gerente de Parcerias e Projetos da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Ana Beatriz Pires representou o Google Play no evento. Segundo ela, a ideia das preparações presenciais realizadas em Curitiba foi mostrar que a tecnologia não é tão difícil, e que é preciso que haja cada vez mais mulheres na área.// SONORA ANA BEATRIZ PIRES.//
Inserir tecnologia, programação e robótica no cotidiano dos alunos da rede estadual de ensino é uma das metas da atual gestão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Técnica pedagógica do Departamento de Tecnologias Educacionais da secretaria, Gilmara Weingartner afirma que é preciso incentivar as jovens paranaenses na área.// SONORA GILMARA WEINGARTNER.//
A inscrição no desafio deve ser feita até 30 de setembro, com o envio da ideia de jogo, no site do Google Play. O jogo pode ser de aventura, fantasia, lógica, multiplayer ou jogador único. Não há limites para a criatividade. As duas vencedoras do desafio vão passar cinco dias em São Paulo, em janeiro de 2020, trabalhando em conjunto com um dos parceiros desenvolvedores do Google em sessões de briefing, planejamento e criação. Os jogos criados serão lançados no Google Play e vão ficar disponíveis na loja online por um ano. A avaliação será feita por um júri formado por programadoras, empreendedoras e educadoras. (Repórter: Amanda Laynes)