Aluna de colégio cívico-militar vence etapa estadual do concurso de redação do Senado

27/06/2024
A estudante Brenda Yara Chaves Muniz, de 18 anos, do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas, em Bela Vista do Paraíso, no Norte do Paraná, venceu o concurso de redação do programa Jovem Senador 2024. Como prêmio, ela participará da Semana de Vivência Legislativa, de 5 a 9 de agosto, em Brasília, onde acompanhará o funcionamento do Senado, a tramitação e discussão de projetos e outras atividades. Brenda é entusiasta da escrita desde pequena, quando criava histórias em quadrinhos, que foram evoluindo para os contos e, mais tarde, para textos dissertativos e poesias. O concurso, promovido pelo Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação e secretarias estaduais de educação, teve como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Brenda, aluna da 3ª série do Ensino Médio, superou 6 mil e 400 trabalhos da rede estadual. Os trabalhos foram primeiramente selecionados pelos Núcleos Regionais de Educação. A Seed, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, recebeu 96 redações finalistas, das quais três foram enviadas ao Senado Federal, que escolheu a redação de Brenda como representante do Paraná. A vitória permitirá que Brenda conheça de perto a tramitação de um projeto de lei e a atuação dos senadores da República. Os alunos não são obrigados a participar do programa, que representa um caminho para que os jovens conheçam de perto o funcionamento da instituição política brasileira, além de ser uma forma de se engajar nas questões que fazem parte do dia a dia das pessoas. O programa Jovem Senador, parte do Senado Jovem Brasileiro, foi criado em 2010 e oferece aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de todo o Brasil a chance de aprender sobre o Poder Legislativo. Anualmente, um tema de redação é proposto, abordando cidadania, política e questões sociais. Os autores das 27 melhores redações, um de cada estado e do Distrito Federal, são selecionados para vivenciar o processo de elaboração de leis em Brasília. Durante quatro dias, os jovens senadores participam de atividades que incluem a posse, a eleição da Mesa Executiva e a aprovação de projetos, culminando com a publicação no Diário do Senado Federal. (Repórter: Gabriel Ramos)