Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugura unidade de processamento de alimentos

06/09/2019
Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou nesta semana a primeira Unidade de Alimentos Minimamente Processados, para promover o desenvolvimento e o crescimento econômico das famílias rurais. O investimento é de 129 mil e 700 reais, sendo 127 mil e 200 reais repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e 2 mil e 500 reais de contrapartida do município. Com a expectativa de beneficiar indiretamente 5 mil pessoas, o projeto é uma parceria da Copasol, a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Agudos do Sul e Região, que tem 48 associados, e do Programa Agudos crescendo com você. Por meio do Programa Mais Renda no Campo, do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria, o investimento garante agregação de valor aos produtos e melhoria de renda dos agricultores familiares. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância da produção de alimentos de qualidade e elogiou a capacidade de organização da comunidade local.// SONORA NORBERTO ORTIGARA//Entre as ações que envolvem o projeto, estão diagnóstico e planejamento para levantamento de dados sobre a produção, transformação e comercialização de produtos da agricultura familiar; compra de veículo utilitário; compra de sistema fotovoltaico; de equipamentos para o escritório da cooperativa; de equipamentos de processamento e embalagem de produtos agrícolas; e de telhas de amianto. A Unidade de Alimentos Minimamente Processados começa o atendimento no campo. De acordo com a coordenadora do projeto Agudos crescendo com você, Lorena Teixeira da Luz, uma equipe multidisciplinar da prefeitura, com agrônomos, veterinários e nutricionistas, visita as propriedades e identifica a demanda de consumo local.// SONORA LORENA TEIXEIRA DA LUZ//A destinação desses alimentos é para a merenda escolar de toda a Região Metropolitana. A estimativa, segundo a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Maira Teixeira, é que o projeto beneficie 150 pessoas diretamente.// SONORA LUCIANE MAIRA TEIXEIRA//A presidente da Copasol Sul, Aline Pasda, destacou o crescimento da cooperativa.// SONORA ALINE PASDA//O Instituto Emater acompanhou o projeto desde o início. Foi necessário planejar a adaptação do prédio, que era uma escola desativada, e promover parcerias e organização dos produtores, com levantamento de quais eram as hortaliças mais produzidas no município e que podiam ser direcionadas para a agroindústria. O programa Mais Renda no Campo apoia o desenvolvimento de projetos técnicos propostos por organizações da agricultura familiar, capazes de promover a geração de renda e o desenvolvimento local. (Repórter: Priscila Paganotto)